Como usar

Bem-vindo ao Backoffice do GPS - Guia Para Serviços.

Este guia tem como objetivo orientá-lo no uso desta plataforma, permitindo-lhe gerir e manter atualizadas as informações sobre os serviços disponíveis nas freguesias de Algueirão Mem Martins, Queluz e Belas e Rio de Mouro.

Funcionalidades da Barra de Navegação

Respostas

  • Pode visualizar uma listagem de todas as respostas existentes.
  • Pode ordenar a lista por Título, Entidade, Categoria, Localidade e Descrição, clicando no cabeçalho respetivo da lista.
  • Através da checkbox, pode filtrar respostas para só mostrar as associadas à sua freguesia.
  • Pode criar uma nova resposta clicando no botão Adicionar Resposta.
  • Pode alterar a informação referente a uma resposta clicando na mesma.

Entidades

  • Pode visualizar uma listagem de todas as entidades existentes.
  • Pode alterar a informação referente a uma entidade clicando na mesma.
  • Pode criar uma nova entidade clicando no botão Adicionar Entidade.

Perfil

  • Pode alterar o nome do responsável pela conta.
  • Pode alterar a senha de acesso.

Como Usar

  • Pode obter informação sobre as funcionalidades do backOffice.

Criar/Alterar uma Resposta no Backoffice GPS

  1. Clique em Respostas na barra de navegação.
  • Criar
    • Para criar uma nova resposta, clique no botão: Nova Resposta
  • Editar
    • Para editar uma resposta, clique na resposta da lista que deseja editar.

Preenchimento do Formulário

Complete os seguintes campos de acordo com as regras estabelecidas e a informação recebida no email de inscrição:
Categoria e Entidade
* obrigatório
Selecione as opções apropriadas nos menus suspensos.
Título
(máximo 45 caracteres)
Insira um título conciso que identifique e caracterize a resposta.
Descrição
(máximo 1000 caracteres) *Obrigatório
Forneça uma descrição clara, breve e acessível da resposta.
Condições de Acesso
(máximo 1000 caracteres)
Especifique as condições ou requisitos para aceder à resposta.
Horário
(máximo 500 caracteres)
Informe o horário de funcionamento da resposta.
Capacidade
(máximo 500 caracteres)
Indique a quantidade máxima de pessoas que podem usufruir da resposta.
Público
(máximo 1000 caracteres)
Esclareça a quem se destina a resposta.
Morada
(máximo 1000 caracteres)
Adicione a(s) morada(s). Use o botão + para adicionar mais campos/moradas.
Georreferência
(máximo 300 caracteres)
Inclua as coordenadas geográficas. Use o botão + para adicionar mais campos de georreferência e insira pela mesma ordem das moradas.
Localização
A localização é determinada automaticamente pela conta do BackOffice do utilizador.
Email
(até 200 caracteres cada) *Obrigatório
Insira o(s) endereço(s) de email. Use o botão + para adicionar mais campos/emails.
Telefone
(até 40 caracteres cada)
Forneça o(s) número(s) de telefone. Use o botão + para adicionar mais campos/telefones.
Website
(até 100 caracteres cada)
Inclua o link do site da entidade/ resposta, se aplicável. Use o botão + para adicionar mais campos/websites.
Keywords
(até 1000 caracteres cada)
Adicione palavras-chave relevantes para facilitar a pesquisa. Separe cada uma das palavras-chave com um ; (ponto e vírgula).

Guia para adicionar a Georreferenciação na Resposta

Acesso ao Google MapsAbra o seu navegador web e vá a Google Maps.
Pesquisa de MoradaNa barra de pesquisa do Google Maps, introduza a morada da resposta que deseja adicionar/alterar.
Verificação da LocalizaçãoApós introduzir a morada, o Google Maps irá apresentar um marcador no local correspondente à morada.
Entrar no modo Street ViewEntre no modo Street View, selecionando uma estrada o mais próximo possível do marcador. No modo Street View procure direcionar a imagem de forma a que o local da resposta esteja visível.
Copiar as CoordenadasO URL da página do seu navegador web (o link da página do Google Maps) parecerá-se com algo como: https://www.google.com/maps/@38.7990483,-9.3879094,3a,75y,275.22h,84.36t/.
Selecione os números entre o @ e a segunda vírgula após o @ e copie os números das coordenadas. Exemplo: @38.7991037,-9.3886876
Colar no Backoffice do GPSNo formulário do Backoffice do GPS, cole as coordenadas na secção de georreferências.

Cuidado

Registo de uma nova Resposta / Entidade
Confirme sempre primeiro se já existe a Resposta/ Entidade, de forma a evitar duplicações.
Visualização do Cartão:
Enquanto preenche o formulário, um cartão de visualização estará visível, apresentando a estrutura e a aparência final que os utilizadores verão no site.
Guardar ou Atualizar a Resposta:
Antes de finalizar, reveja todas as informações para garantir precisão e clareza. Clique em Adicionar Resposta se estiver a criar uma nova resposta ou Atualizar se estiver a fazer alterações numa resposta existente.
Confirmação e Feedback:
Após guardar/atualizar, a plataforma fornecerá uma confirmação ou indicará se alguma ação adicional é necessária. Lembre-se de que ao criar ou alterar uma resposta, é importante fornecer informações precisas e atualizadas para garantir a integridade das informações no Guia Para Serviços.

Criar/Alterar uma Entidade no Backoffice GPS

  1. Clique em Entidades na barra de navegação
  • Criar
    • Para criar uma nova entidade, clique no botão Nova entidade
  • Editar
    • Para editar uma entidade, clique na entidade da lista que deseja editar.

Preenchimento do Formulário

Complete os seguintes campos de acordo com as regras estabelecidas e a informação:
Nome da Entidade
Insira o nome completo da Entidade.
Email
opcional
Insira um email de contato para a entidade de forma a poderem receber no futuro notificações para atualização dos dados.
Logotipo
opcional
Selecione uma imagem (no formato: jpeg, jpg, png ou webp) que servirá como logo da entidade. Imagens com dimensões mais quadradas tendem a ter melhor visualização na plataforma.

Cuidado

Registo de uma nova Entidade
Antes de finalizar, reveja todas as informações para garantir precisão e clareza. Clique em Adicionar Entidade se estiver a criar uma nova resposta ou Atualizar se estiver a fazer alterações numa entidade existente.
Adicionar ou Atualizar:
Antes de finalizar, reveja todas as informações para garantir precisão e clareza.
Adicionar Entidade:
Após guardar/atualizar, a plataforma fornecerá uma confirmação ou indicará se alguma ação adicional é necessária. Lembre-se de que ao criar ou alterar uma resposta, é importante fornecer informações precisas e atualizadas para garantir a integridade das informações no Guia Para Serviços.